Newsletter

© 2023 por Cidade dos Cuidados. 

  • Siga-nos no Facebook
  • Ana Margarida Matos

5 Exercícios de estimulação cognitiva para idosos

Ajudarmos a estimular as capacidades cognitivas dos idosos é muito importante para preservar ou melhorar as suas funções de memória, concentração, raciocínio, atenção e organização de ideias. Existem exercícios simples que podem ser feitos em família.


Aqui ficam algumas sugestões para passar o tempo de uma forma divertida ajudando os seus familiares a manterem por mais tempo as suas capacidades. Estes exercícios não podem ser difíceis demais, pois poderão ser um obstáculo para a sua resolução, nem fáceis demais, a ponto de os idosos resolverem sem esforço cognitivo estas atividades.


Vantagens:

Exercita as capacidades intelectuais

Distrai

Ajuda a relaxar

Preenche o tempo


Tipo de Exercícios:

Jogar cartas – este jogo é divertido, propicia o convívio entre a família e ajuda a estimular o raciocínio. Junta a sua família e passe uma excelente tarde de domingo na companhia de quem mais gosta. Ah, e não se esqueça, não vale fazer batota!

Dominó – aqui está mais um fantástico jogo tradicional, muito apreciado pelos idosos. Não imagina como é importante este tipo de jogos para a nossa saúde mental. Já pensou em fazer um torneio de dominó lá em casa? Se nunca se tinha lembrado disso, aqui fica a sugestão!

Jogo do “stop” – quem não se lembra de em criança jogar ao stop? Um jogo simples que estimula a memória e a inteligência onde só precisa mesmo de um papel e uma caneta!

Numa folha, faça uma tabela com nomes, países, cores, animais, flores, objetivos e total. Um jogador diz o abecedário ( o A diz-se em voz alta e as outras letras em voz baixa) e outra pessoa tem que dizer stop! Quando essa pessoa disser stop, o jogador que estava a contar tem que parar e têm que preencher a tabela com uma palavra começada com a letra sorteada . Por cada palavra são atribuídos pontos. 10 pontos para respostas únicas e 5 pontos para respostas repetidas. Aquele que tiver mais pontos será o vencedor!

Livros de colorir para adultos – Pintar é uma terapia! Estimula a criatividade e concentração pois foca a nossa mente no nosso lado criativo. Reduz a ansiedade, relaxa e é extremamente acessível a todos, mesmo que não tenha experiência em pintar ou experiência artística. Cada um tem a liberdade de colorir da forma que quiser e que melhor resultar para cada pessoa.

Ler livros ou jornais – é um meio muito eficaz para exercitar a memória e capacidade intelectual. Ler ajuda a distrair e o sabor que as palavras têm dão cor à vida e ajudam-nos a sonhar! Um bom exercício de memória é, após a leitura de uma página, ou capítulo, dependendo das capacidades do idoso, a pessoa contar a história a alguém.

É importante que cada atividade seja adaptada às necessidades de cada pessoa. O importante é que o idoso goste do que está a fazer e que seja um tempo bem passado!

5 visualizações
  • Black Facebook Icon