Newsletter

© 2023 por Cidade dos Cuidados. 

  • Siga-nos no Facebook
  • Ana Margarida Matos

Como controlar a medicação

Como Cuidador, o controlo da medicação do seu familiar é fundamental para assegurar a sua correta administração. Esclareça sempre as dúvidas com o médico antes de administrar os medicamentos.




Deixo algumas sugestões de pergunta que poderá fazer ao médico assistente para melhor compreensão dos medicamentos que o seu familiar terá que tomar:

Para novos medicamentos, deverá questionar porque é que o seu familiar o deverá tomar?

Por quanto tempo é que deverá ser administrado?

Qual o horário a que deve tomar? Antes ou depois das refeições?

Se existe algum tipo de alimentos, bebidas ou atividades ( por ex: conduzir) que deve evitar enquanto está a tomar o medicamento?

Que tipo de efeitos secundários ou reações alérgicas oderão ocorrer? O que deve fazer caso ocorra algum problema? Que cuidados deve ter?

Que interação esse medicamento pode ter com outros medicamentos que já estão a ser tomados pelo seu familiar?

O que deve fazer em caso de esquecimento da toma da medicação?

Quando for comprar o medicamento à farmácia, caso o farmacêutico sugira um medicamento genérico em substituição do que está prescrito na receita, é possível optar por esta solução? Se sim, qual o nome dos medicamentos genéricos alternativos?

Os medicamentos fazem parte da vida da maioria dos nossos idosos, permitindo manter sob controlo algumas doenças crónicas, pelo que, o uso correto da medicação é fundamentar para a sua qualidade de vida.


Organização da medicação

Mantenha todos os medicamentos num local seguro e fora do alcance das crianças. De preferência, num local específico para o armazenamento de medicamentos e que permita a correta conservação dos mesmos, proteção da luz solar direta, iluminação, temperatura e humidades controladas. Alguns medicamentos podem necessitar de condições especiais de armazenamento, como por exemplo, frigorífico. Preste atenção às indicações relativas ao modo de conservação na bula dos medicamentos.

Verifique as datas de validade dos medicamentos e elimine medicamentos que estejam fora de validade do local de armazenamento da medicação.

Para facilitar a administração dos medicamentos faça uma lista das tomas dos medicamentos e coloque-a junto do local onde estão os medicamentos.

Organizar as tomas de medicação diárias

Para organizar as tomas diárias da medicação, pode usar umas caixinhas com divisórias ( pequeno-almoço, almoço, jantar e deitar) para assegurar que o seu familiar toma a medicação prescrita nos horários corretos. Lembre-se também que é importante tomar os medicamentos sempre à mesma hora todos os dias. Deve também deixar a caixinha dos medicamentos, sempre no mesmo local para que o idoso não se esqueça de tomar os medicamentos, como por exemplo, em cima da mesa de refeições para evitar esquecimentos. Se, mesmo assim, o idoso, se esquecer de tomar a medicação, poderá optar por colocar um alarme diário no seu telemóvel para ligar para o seu familiar a lembrá-lo da toma da medicação.

Para a medicação crónica, deixo a dica de comprar sempre que possível os medicamentos dos mesmos laboratórios farmacêuticos para que as caixas sejam as mesmas ao longo do tempo. Em muitos casos, o médico assistente prescreve o princípio ativo do medicamento e, nestas situações, sempre que for aviar uma receita à farmácia, pode receber o medicamento de um laboratório, e da próxima vez que lá for, um medicamento de outro laboratório. Se optar pelos mesmos laboratórios, isto ajudará também o idoso e, até mesmo, o Cuidador a identificar melhor pelas caixas quais são os medicamentos a tomar em cada altura do dia. Por exemplo, um idoso que não saiba ler, consegue identificar as caixas pela cor. Os comprimidos da caixa amarela é para tomar de manhã, os da caixa azul são para tomar à tarde e assim sucessivamente. Esta opção só funciona se não tivermos caixas de medicamentos com a mesma cor. Se, por alguma razão, as cores das caixas coincidirem, deveremos colocar um autocolante com cores diferentes em cada caixa e com o desenho de um relógio com a indicação da hora para que o idoso consiga identificar melhor as tomas da medicação.

2 visualizações
  • Black Facebook Icon