• Ana Margarida Matos

Envolvendo os outros no Cuidado

Como diz o ditado: “ onde todos ajudam nada custa”.

Receber uma ajuda extra sabe sempre bem para melhorar o nosso dia-a-dia stressante.



Com a ajuda certa e com o descanso adequado, vai-se sentir melhor no seu papel de cuidador em geral e mais forte em termos emocionais e físicos para continuar a cuidar.

Grande parte dos cuidados recai sobre uma pessoa da família, mas outros familiares e amigos devem ser opções viáveis para dar algum apoio.

Deixo-lhe algumas recomendações para envolver outras pessoas para ajudar o seu familiar e a si em caso de necessidade:


- Faça um plano de cuidados para identificar melhor as suas rotinas e coloque as tarefas que são mesmo imprescindíveis que sejam feitas por si e outras que pode delegar a outras pessoas.

- Envolva os seus familiares na prestação dos cuidados. Peça ajuda para dar apoio à pessoa cuidada, seja para uma saída às compras ou para outra atividade que precise de realizar.

- Mantenha a família informada sobre os cuidados que são necessários prestar ao seu familiar e informe-os caso alguma situação precise de ser alterada na rotina dos cuidados. Assim, ninguém é apanhado desprevenido.

- Junte-se a grupos de apoio a cuidadores para poder aprender e partilhar experiências e conhecimentos que lhe podem ser úteis no seu dia-a-dia.

- Procure empresas de apoio domiciliário para o poder ajudar em alguma altura do dia em que seja mais difícil para si assegurar os cuidados ao seu familiar.



Caso tenha alguma dúvida, pergunte à Ana e terei todo o gosto em ajudar. Poderá fazê-lo aqui: https://www.cidadedoscuidados.pt/apoio-ao-cuidador

11 visualizações

Newsletter

© 2023 por Cidade dos Cuidados. 

  • Siga-nos no Facebook
  • Black Facebook Icon