• Ana Margarida Matos

Incontinência 3 recomendações físicas e práticas

Existem várias razões que fazem com que homens e mulheres de todas as idades sofram de problemas de controlo de bexiga.

Apesar de ser um assunto que é tratado com frequência como “tabu”, já existem várias soluções de produtos no mercado que são mais confortáveis, anatómicas e discretas para ajudar a ligar melhor com esta condição.




A escolha do produto mais correto, deve estar adequado à sua condição para conseguir ir de encontro às suas necessidades.

Para casos de incontinência grave, a Hartmann dispõe de umas fraldas de alta qualidade para pessoas muito dependentes ou acamadas que é da Linha Molicare Premium Slip. Estas fraldas de incontinência, têm um sistema de Active Skin Protection que ajudam a manter a pele saudável e evitar irritações. Tem uma grande capacidade de absorção, indicador de humidade, elásticos nas pernas para um ajuste ótimo do produto e, graças ao seu núcleo absorvente, proporciona uma maior retenção dos fluídos.

Para além desta gama, a Hartmann, dispõe de uma ampla gama de produtos de incontinência, como as linhas Molicare Premium Fixpants, cuecas elásticas de fixação, pensos e cuecas para incontinência.

Vale a pena falar com o seu farmacêutico para ver qual a solução mais adequada para o seu caso. Se a incontinência não for tratada atempadamente, pode levar a riscos de saúde a longo prazo.

Se lhe foi diagnosticada esta condição, existem coisas simples que pode adotar no seu dia-a-dia para melhorar esta condição:


1 - Dieta

Já sabemos que uma dieta equilibrada e saudável traz inúmeros benefícios para a nossa saúde. Para melhorar esta condição, também. Por exemplo, pode começar aos poucos a introduzir na sua alimentação, pão integral, aveia, fruta crua e vegetais, iogurte ou kefir. Beber líquidos, também é muito importante, contudo, evite beber sumos de vegetais e frutas, chá preto, café ou bebidas alcoólicas pois, levam a um aumento de urina no organismo e, atuam como irritantes para a bexiga.


2 – Rotina

Crie o hábito de esvaziar a sua bexiga em tempos específicos. Comece a habituar a sua bexiga a ir à casa de banho de duas em duas horas durante duas semanas. Gradualmente pode ir aumentando os intervalos à casa de banho, mesmo que não tenha necessidade. O importante é criar o hábito.


3 – Exercício físico

É muito importante fazer exercício regularmente pois, vai ajudar a melhorar os sintomas. Caminhar, nadar, dançar, o importante é… mexer-se! J

Vai sentir-se mais relaxado, com menos ansiedade, depressão, nervosismo, condições ótimas para melhorarmos o nosso humor e autoconfiança.


Caso tenha alguma dúvida, pergunte à Ana e terei todo o gosto em ajudar. Poderá fazê-lo aqui: https://www.cidadedoscuidados.pt/apoio-ao-cuidador

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