Newsletter

© 2023 por Cidade dos Cuidados. 

  • Siga-nos no Facebook
  • Ana Margarida Matos

Problemas de saúde associados ao ato de cuidar

Cuidar é muito mais do que um ato, é uma atitude, onde o Cuidador, antes de tudo, deve querer cuidar de si próprio, para depois cuidar do Outro.


Como sabemos, os Cuidadores estão absolutamente centrados nos cuidados no seu familiar doente, principalmente se cuidam 24h dia. Estão num estado de vigilância permanente, onde precisam desenvolver toda a atividade relacionada com a própria vida e da sua família.

Assim, muitas vezes a sobrecarga de tarefas leva a que a sua saúde fique colocada em segundo lugar e a gerar alguns problemas como:

- Fadiga Crónica

- Depressão e ansiedade

- Problemas do sono

- Alterações no sistema imunitário

- Sedentarismo

Por esta razão, é tão importante, reforçarmos sempre a importância do Cuidador cuidar da sua própria saúde e bem-estar.

Pequenos passos dados diariamente de forma consistente são fundamentais para que o Cuidador familiar tenha condições para Cuidar bem de si e do seu familiar.

Aqui ficam algumas sugestões que nunca é demais repetir:

- Alimentar-se bem;

- Fazer exercício físico - Se não puder praticar atividade física fora de casa, em casa é possível fazer exercícios simples, deixamos-lhe aqui uma sugestão:https://www.cidadedoscuidados.pt/post/yoga8exerciciosparafazeremcasa

- Não se considere insubstituível. Saiba contar com a ajuda de outras pessoas.

- Ah, e claro, não se esqueça de ir ao médico! Quando marcar uma consulta para o seu familiar, marque também uma consulta para si e não falte, é importante ter os exames de rotina em dia para saber como ando o seu organismo.


Caso tenha alguma dúvida, pergunte à Ana e terei todo o gosto em ajudar. Poderá fazê-lo aqui: https://www.cidadedoscuidados.pt/apoio-ao-cuidador

10 visualizações
  • Black Facebook Icon