Mindfulness, também conhecida como atenção plena, é uma forma de estar presente em si próprio e mais presente em relação aos outros e ao meio à sua volta, em cada momento. É um estado de atenção natural - focado, presente e ciente - que possibilita manter o discernimento perante o que possa estar a acontecer, mesmo quando se trata de algo difícil.
Mindfulness deriva do termo em Pali Sati, que é um elemento essencial da prática Budista e cada vez mais tido em conta nos estilos de vida contemporâneos que visam forma de bem-estar, que possibilitem um melhor relacionamento interior e exterior. A prática de mindfulness está cada vez mais presente no mundo ocidental, para aliviar uma variedade de condições físicas e mentais, incluindo transtorno obsessivo-compulsivo, ansiedade e na prevenção e recaídas depressivas, bem como no tratamento de dependências. Tem também ganho popularidade no mundo inteiro como um método de excelência para lidar com as emoções.
10 benefícios do mindfulness
O objectivo declarado da prática de mindfulness é manter a consciência fluída num processo experiencial, momento a momento, ajudando a libertação do forte apego a crenças, pensamentos e emoções de modo a proporcionar um maior sentido de equilíbrio emocional e bem-estar.
1 - Aprenda a dizer não
O mindfulness visa a calma e a serenidade interior. O que se tornam em fatores muito positivos para a saúde física e emocional. Além disso, reduz a pressão arterial e os níveis de cortisol – também reconhecida como a hormona do stress.
2 - Combate a depressão
Esta terapia é cada vez mais utilizada como um complemento do tratamento da depressão, dor crónica, ansiedade, transtornos obsessivo-compulsivos e de sono.
3 - Terapia para superação de conflitos
Viver no presente, sem se deixar influenciar pelos rancores ou transtornos do passado é um dos benefícios do mindfulness.
4 - Controlo de personalidade
A prática do mindfulness ajuda a amadurecer emocionalmente, permitindo controlar os aspetos de personalidade mais extremistas e que possam ser causadores de conflitos.
5 - Mais criatividade
Através da respiração e do relaxamento, é possível aumentar a lucidez mental e abrir a porta à criatividade e ter uma perspectiva diferente sobre as coisas do dia a dia.
6 – Fomenta a empatia
O mindfulness despoleta reações no cérebro que estão ligadas à empatia e às emoções relacionadas com os outros. A sua prática torna mais fácil relacionar-se com outras pessoas.
7 - Seja feliz em cada momento
Esta terapia inclui ferramentas para que se sinta mais feliz e possibilita que possa aprender a apreciar os pequenos momentos da vida e que lhe dão prazer, mesmo que no passado não tenha tido essa consciência.
8. Protege do Alzheimer
A prática do mindfulness demonstrou ser uma poderosa aliada na prevenção desta doença, já que a atenção plena é responsável pelo estímulo dos neurónios e pela redução de um gene inflamatório no sistema imunológico relacionado com o Alzheimer.
9. Maior concentração
São já vários os estudos que demonstram que o mindfulness ajuda a reduzir as distrações e a centrar a atenção numa só tarefa.
10. Ajuda a dormir melhor
Graças à meditação, o corpo experiencia um relaxamento natural que ajuda à libertação das preocupações e a ter noites mais tranquilas e relaxadas.
Commentaires