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  • Ana Margarida Matos

12 benefícios mentais em praticar exercício físico

É do conhecimento geral que a prática de atividade desportiva traz inúmeros benefícios ao ser humano, não apenas ao nível físico mas também psicológico.



É realmente muito importante para a manutenção da saúde mental. Mas de que benefícios estamos a falar?


O corpo e a mente formam um único conjunto, sem clivagens, influenciando-se mutuamente e de forma direta e clara. A mente influencia o corpo, e qualquer doença, transtorno mental ou até mesmo o estado de humor, tem consequências a nível físico. Como tal, não é difícil perceber que quando estamos tristes ou angustiados, o nosso corpo tem menos resistência e reage mais lentamente do que quando estamos bem.



Se ainda tem dúvidas sobre os benefícios da prática desportiva, conheça 12 motivos pelos quais vai mudar de ideias!


Desporto: bom para a mente

1. Vai sentir-se melhor

A prática de exercício ajuda a libertar endorfinas, fazendo com que se sinta feliz e olhe para a vida de forma mais positiva.

2. Alívio da tensão

Fazer exercício ajudará a aliviar a tensão acumulada, seja por problemas pessoais ou profissionais, o que irá traduzir-se numa menor propensão para a depressão, stress e ansiedade.

3. Confiança

Quando pratica exercício e alivia a tensão muscular fará com que se sinta melhor consigo próprio e orgulhoso pelos resultados alcançados e sentirá uma vontade renovada em arranjar-se mais, sair mais, fazer mais coisas, conhecer novas pessoas!

4. Maior tolerância à dor

A prática regular de exercício físico vai deixá-lo dorido, com dores musculares, sem dúvida! Mas tudo isso alivia e, à medida que o tempo passa, vai sentir-se com cada vez menos dores e verá que ficará mais tolerante e resistente.

5. Aumento da capacidade cerebral

Sabia que se fizer exercício físico regularmente, conseguirá produzir mais células e ligações cerebrais? Agora já sabe: quem pratica desporto terá as suas capacidades cerebrais aumentadas, inclusivamente para aprender coisas novas.

6. O exercício melhora a personalidade

Cumprir regularmente um plano de treino ajudará a desenvolver determinados traços da sua personalidade, como: disciplina, dedicação e determinação.

7. Auto-disciplina

O exercício físico também ajuda a desenvolver competências ao nível dos desafios e obstáculos que a vida pode trazer. Ficará uma pessoa mais resiliente, mais forte e isso terá repercussões positivas em todos os campos da sua vida.

8. Ajuda a recuperar de adições

Ao proporcionar mais disciplina para o cumprimento de regras, o exercício físico pode ajudar a libertar-se de determinadas adições que lhe são prejudiciais.

9. Ajuda a combater a depressão

A depressão é provocada por um desequilíbrio químico no cérebro. Já que o exercício físico ajuda a produzir endorfinas e a estabelecer novas e melhores ligações cerebrais, aconselha-se a sua prática para combater a depressão.

10. Alivia a ansiedade

Usar a sua energia de forma positiva, eficaz e para cumprir objetivos específicos, vai ajudá-lo a relaxar mais e melhor!

11. Um verdadeiro campeão

Sabe aquela sensação de euforia que os campeões sentem? Não sabe? Então, está na hora de começar a praticar exercício físico e descobrirá por si próprio do que estamos a falar.

12. Concentração

A prática de exercício físico ajuda a melhorar os índices de concentração e a corrigir défices de atenção.

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