Newsletter

© 2023 por Cidade dos Cuidados. 

  • Siga-nos no Facebook
  • Ana Margarida Matos

7 dicas para preservar a sua memória


Ter uma boa memória é fundamental para podermos desempenhar atividades variadas em todos os âmbitos da nossa vida. É muito importante conseguirmos lembrarmo-nos das coisas, ainda mais importante se torna quando somos Séniores e queremos manter a nossa autonomia, liberdade e qualidade de vida. Fazer uma alimentação equilibrada, ler, dormir bem, praticar exercício físico e realizar atividades que nos estimulem mentalmente são fatores decisivos para mantermos o cérebro em boa forma.





#Dica 1 - Faça uma alimentação saudável

Faça uma alimentação equilibrada, controle o seu peso, faça exames médicos periódicos, evite o tabagismo ou outro tipo de substâncias prejudiciais à saúde. Cuide bem da sua saúde para manter uma boa memória.

#Dica 2 – Durma bem

As noites mal dormidas prejudicam muito a memória. O nosso bem-estar físico e sobretudo psicológico depende de dormir melhor e ter um sono reparador. Vai ajudar-nos a restabelecer a energia perdida no nosso dia-a-dia, aumentar as defesas do nosso sistema imunitário e rejuvenescer as nossas células. Dormir bem é um dos segredos para a longevidade.

#Dica 3 – Beba com moderação

O álcool em excesso é um dos inimigos do nosso cérebro podendo causar falta de coordenação motora e dificuldades intelectuais. Beber álcool é uma forma excelente de socialização, mas beber com responsabilidade é muito importante.

#Dica 4 – Pratique exercício físico com regularidade

A prática de exercício físico regular melhora o nosso desempenho cerebral por vários motivos:

- melhora o sono;

- melhora os sintomas de ansiedade e depressão;

- promove a libertação de substâncias como endorfinas, serotonina e dopamina;

- melhora a capacidade de atenção, a concentração, a memória e o raciocínio;

- a atividade física reduz o peso, controla a diabetes e a hipertensão e reduz os níveis de colesterol, agredindo assim menos o cérebro.

#Dica 5 - Faça jogos Quebra-cabeças

Os jogos de quebra-cabeças exigem que o cérebro trabalhe a concentração. Outros jogos que são uma boa opção são o xadrez, sudoku, dominó, palavras cruzadas ou cartas sendo qualquer um deles uma excelente opção para exercitar o cérebro.

#Dica 6 – Ponha a sua cabeça a funcionar

Todos os dias o nosso cérebro precisa de ser exercitado. Aproveite as suas tarefas diárias para estimular a sua atividade cerebral. Por exemplo, faça uma lista das tarefas que faz habitualmente ou a lista das compras e passado umas horas de ter terminado esta lista, ou até mesmo no dia seguinte, tente lembrar-se do que está lá escrito. Por que não, fazer também cálculos matemáticos de cabeça. Todos os telemóveis têm calculadoras, já sabemos e, é muito prático recorrer à calculadora para fazer contas, mas, em vez disto, experimente fazer os cálculos de cabeça. Comece pelos exercícios mais simples e depois avance para cálculos mais complexos.

#Dica7 - Leia

A leitura é uma das atividades cerebrais mais completas, pois estimula todo o nosso processo de memória. Leia livros, revistas, jornais, e-mails, cartas antigas. Leia. Não tenha preguiça de ler.


1 visualização
  • Black Facebook Icon