Newsletter

© 2023 por Cidade dos Cuidados. 

  • Siga-nos no Facebook
  • Ana Margarida Matos

Como equilibrar a sua vida pessoal com a sua responsabilidade de cuidadora

Trabalhar, cuidar dos seus filhos, ter tempo para o seu cônjuge, organizar as tarefas em sua casa, levar os seus pais ao médico, são atividades que lhe são familiares? Se sim, então sabe que nem sempre é fácil ter tempo e energia suficiente para dar a devida atenção a todos os membros da sua família. Mas não desanime!


Existem pequenos passos que podem ajudar a equilibrar as suas responsabilidades familiares:


Partilhe com o seu cônjuge e com os seus filhos as dificuldades que sente e envolva-os em algumas tarefas diárias. Explique aos seus filhos os seus sentimentos sobre o quanto é importante cuidar dos seus pais. Ter uma atitude positiva sobre si e sobre o seu papel pode ser uma boa ajuda para tornar a sua rotina mais fácil.

Faça um plano semanal com as principais tarefas que tem que realizar para que consiga organizar melhor o seu tempo e tornar a sua rotina menos stressante.

Perceba quais são as verdadeiras necessidades dos seus pais para que os possa ajudar naquilo que eles mais precisam. Assim consegue dar um apoio mais adequado.

Cultive o seu casamento. Mantenha a chama do romance acesa. Não se esqueça de dizer ao seu cônjuge o quanto ele é importante para si, mesmo depois de concluir as suas responsabilidades de cuidadora.

Cuide de si. Alimente-se bem, pratique exercício regularmente. Faça uma caminhada nem que seja de 10 minutos todos os dias. O importante é começar e criar este hábito. Aumente o seu nível de atividade só depois de já ter estabelecido uma boa rotina.

Descanse. O stress, o desgaste físico e psicológico é elevado, por isso, precisa de descansar. Conheça os seus limites e sempre que sentir necessidade faça uma pausa. Só assim vai conseguir fazer o seu trabalho o melhor possível.

1 visualização
  • Black Facebook Icon